WhatsApp
(11) 3865.9000
(11) 94082.5131WhatsApp

Cupim | Biologia dos Cupins

Cupins: O procedimento da Controllar Dedetizadora é agendar com o cliente uma inspeção no imóvel com dia e hora pré-determinados e elaborar um diagnóstico, após a visita no local discriminamos os tratamentos que serão realizados e passamos o orçamento. Lembre-se controle de cupins requer empresas especializadas e produtos específicos para cada tipo de infestação e tipo de ambiente a ser tratado, sem que ocorram prejuízos ao homem ou ao meio ambiente.

Ordem: Isoptera

Família: Kalotermitidae

Nome vulgar: Cupim de madeira seca

Biologia: Os cupins de madeira seca são cupins que vivem em madeira com relativamente baixo teor de umidade. A própria madeira e o ambiente em que vivem provêem a umidade que necessitam para sobreviver. 

Quando infestam peças que são móveis, o ataque é discreto, podendo formar colônias completas no interior da peça, mesmo as de menor tamanho. Esta capacidade de habitar peças facilmente transportáveis, sem apresentar sinais externos de ataque, favorece sua dispersão quando as peças são transportadas.

Prevenção: Uso de madeiras tratadas durante a construção do imóvel ou montagem dos móveis; Colocação de telas para prevenir a entrada de alados nas áreas internas da estrutura; Proteção da superfície exterior das madeiras com tintas, vernizes ou outras coberturas apropriadas, com o objetivo de tapar frestas e rachaduras onde os cupins possam se alojar; Inspeções periódicas em armários, madeiramento do telhado e outras estruturas; Não transportar móveis e objetos infestados.

Ordem: Isoptera

Família: Rhinotermitidae 

Nome vulgar: Cupim subterrâneo

Biologia: Os cupins subterrâneos são assim denominados por construírem seus ninhos no solo. Ele também faz seus ninhos em vãos estruturais, como: caixões perdidos em edifícios, vãos entre lajes, paredes duplas, ou qualquer outro espaço confinado que exista em uma estrutura.

Os sinais típicos de ataque dos cupins subterrâneos são os caminhos (túneis) que eles fazem sobre a alvenaria ou outro material. Feitos de terra, fezes e saliva, estes cupins constroem verdadeiros túneis que os protegem de predadores, perda de água, e outros contratempos. Arraste a estante e verifique se na parede não existem estes túneis. Se não tiver, seu móvel está infestado por cupim de madeira seca, bem mais fácil de tratar.

Prevenção e métodos de controle: O controle deste tipo de cupim é difícil e complicado, uma vez que seus ninhos nem sempre se encontram nos locais de ataque. Estes ninhos ou colônias podem estar a metros de distância da área atacada.

Devido a este comportamento, o controle torna-se difícil, não sendo recomendado que se aplique qualquer produto, pois a infestação tende a se espalhar pela área. 

Se confirmar que o cupim é subterrâneo, o trabalho deverá ser feito por empresa profissional, que tem meios e conhecimentos para descobrir os ninhos e fazer o trabalho de controle. 

Como controlar cupins em árvores? Os cupins que se alimentam de árvores vivas, são cupins subterrâneos e geralmente os seus ninhos não se encontram nos locais de ataque (por exemplo: caule da planta). Estes ninhos ou colônias podem estar a metros de distância da planta. Devido a este comportamento, o controle torna-se difícil, não sendo recomendado que se aplique qualquer produto, pois a infestação tende a se espalhar pela área.

Sendo assim, recomendamos que entre em contato com uma empresa especializada no controle de pragas (dedetizadora) que possa fazer um orçamento para o devido controle. 

Como controlar cupim em móvel de madeira? Primeiramente é importante você saber que tipo de cupim esta infestando seu móvel, pode ser o cupim de madeira seca ou o subterrâneo.

Identificada a espécie o tratamento será diferente, pois o comportamento destas espécies também são diferentes.

Se for cupim de madeira seca, normalmente a infestação fica restrita à(s) peça(s) atacada(s), e poderá ser controlado por meio de produtos para controle de cupins. 

Se for o cupim subterrâneo é necessário descobrir o ninho, pois ao tratar a madeira com cupinicida ele irá para outra área da sua casa. 

Os procedimentos de uma empresa séria é agendar com o cliente uma inspeção no imóvel, com dia e hora pré-determinados e elaborar um diagnóstico, após a visita nos locais, discriminar os tratamentos que serão realizados e passar um orçamento. 

Porteiros e outros funcionários de condomínios não devem ser utilizados para trabalhos de desinsetização (Controle de Pragas). Além de uma prática ilegal, o funcionário estará expondo a sua saúde, dos moradores e dos animais domésticos ao risco de graves intoxicações.

(Fonte: Pragas On-Line www.pragas.com.br)

Controllar Dedetizadora Cuidando do Seu Patrimônio!

Controlar Cupins? Chame Agora Controllar Dedetizadora!

Biologia dos Cupins Eliminando os Cupins Espécies de Cupins Prevenção Contra os Cupins